Portugal em posição de destaque no ranking de destinos de congressos

Foi já divulgado o último relatório da Associação Internacional de Congressos e Incentivos (ICCA), relativo a 2022. Portugal consolidou a posição de destaque assumida em 2021, mantendo a 6.ª posição no ranking europeu dos países que mais recebe e organiza congressos e convenções. O país manteve igualmente a 7.ª posição no ranking mundial, e também a cidade de Lisboa segurou as posições anteriores, ocupando o 2.º lugar em ambas as tabelas.
Considerando a atipicidade dos anos de 2020 e 2021, em contexto de pandemia, o ranking de 2021 baseava-se no Destination Performance Index (DPI), o qual assentava em indicadores específicos de desempenho, que permitiram aferir os resultados dos destinos. Assim, os resultados obtidos em 2022 revelam a consolidação das posições assumidas por Portugal e Lisboa, em cenário de retorno gradual à normalidade na indústria de reuniões associativas, após a pandemia Covid-19.
Estas posições cimeiras refletem o empenho do país e do Turismo de Portugal em criar atratividade para a captação de eventos, destacando-se o sistema de incentivos Portugal Events, em vigor desde o passado mês de abril, e que até à presente data já recebeu 50 candidaturas para a linha de eventos associativos e corporativos.